O Centro de Monitoramento da Defesa Civil (CMDEC) atualizou, nesta segunda-feira, as condições do tempo para os próximos dias e reforçou o alerta para a atuação de um ciclone extratropical sobre o Rio Grande do Sul. O sistema deve provocar chuva forte, ventos intensos e temporais isolados com granizo entre terça (9) e quarta-feira (10) em várias regiões do estado
Na terça-feira (9), Defesa Civil prevê chuva forte e, em alguns pontos, intensidade extrema em praticamente todo o território gaúcho. Os acumulados podem chegar a:
- 120 mm/dia no Sul, Costa Doce, Campanha e Litoral Norte
- 100 mm/dia nas demais regiões
A partir da noite, os ventos associados ao ciclone podem atingir 80 a 100 km/h no Sul, Costa Doce e nos Litorais Sul e Médio. Há risco de granizo e rajadas intensas no Norte, Nordeste, Vales e Serra. O mar fica agitado.
Com o avanço do ciclone para o oceano, as rajadas de vento devem ganhar força na quarta-feira (10):
- 90 a 110 km/h no Sul, Litorais Sul e Médio e partes da Costa Doce
- 80 a 100 km/h na Região Metropolitana, Litoral Norte e extremo Nordeste
Chuva segue intensa no Sul, Costa Doce e Litoral Norte, com acumulados entre 60 e 100 mm/dia. Na metade Leste, a chuva será moderada, variando de 30 a 50 mm/dia. O mar permanece agitado, com possibilidade de ressaca.
Na quinta-feira (11), o ciclone se desloca para alto mar, mas ainda provoca ventos de 60 a 80 km/h no extremo Nordeste e no Litoral Norte. A tendência é de que o sistema perca intensidade ao longo do dia, mantendo o mar agitado. O tempo segue instável em algumas áreas, porém sem volumes significativos de chuva que possam gerar transtornos.
Alerta de ciclone
A MetSul Meteorologia também emitiu um alerta para a chegada dos efeitos do ciclone no RS. Assista:
A Defesa Civil orienta a população a acompanhar alertas oficiais, evitar áreas de risco e procurar abrigo seguro durante rajadas de vento e temporais.
📲 Receba as últimas notícias no WhatsApp: https://sul360.whatsapp.com/



