36ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas tem produção e mercado em foco

Compartilhe esta notícia:

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) estará presente na programação da 36ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, que ocorre de 24 a 26 de fevereiro, na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão/RS.

O evento reúne produtores rurais, pesquisadores, lideranças do setor agropecuário e representantes do poder público para debater temas estratégicos ligados à produção de alimentos com foco em sustentabilidade e inovação.

Com o tema “Cenário atual e perspectivas: conectando campo e mercado”, a programação inclui discussões sobre as principais culturas de terras baixas, arroz, soja, milho e trigo, além de abordar integração lavoura-pecuária, gestão de pessoas, gestão financeira e novas tecnologias aplicadas ao campo.

Inovação, pecuária e rastreabilidade em destaque

A Seapi participa de quatro painéis na Arena de Inovação ao longo dos três dias. Na terça-feira (24), às 14h, o secretário da Agricultura, Edivilson Brum, integra o painel “Agro Unido: onde a inovação encontra a oportunidade”. Em seguida, às 16h, o subsecretário da Irrigação, Márcio Amaral, participa do debate “Lavoura de Carne: a nova pecuária do Brasil”.

Na quarta-feira (25), às 16h, o secretário-adjunto da Seapi, Márcio Madalena, estará no painel “Rastreabilidade Bovina: Projeto Piloto no RS”. Já na quinta-feira (26), às 14h, Jackson Brilhante, coordenador do Plano ABC+RS, participa da discussão “ILP em Terras Baixas: da produtividade à descarbonização”.

Para o secretário Edivilson Brum, o encontro é um espaço fundamental para o diálogo entre os diferentes elos da cadeia produtiva. Segundo ele, o evento possibilita ouvir produtores e especialistas, além de conhecer novas tecnologias e modelos de gestão voltados ao desenvolvimento sustentável do setor de grãos no Estado.

Abertura oficial e homenagens ao setor

A cerimônia oficial de abertura da colheita ocorre na quinta-feira (26), às 16h30, e representa um dos momentos institucionais mais importantes para o setor produtivo. Já na terça-feira (24), a partir das 18h30, serão entregues as homenagens “Pá do Arroz”, concedidas a profissionais que se destacaram na cadeia produtiva.

A 36ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz é promovida pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), com correalização da Embrapa e do Senar, e patrocínio do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site oficial do evento.

Autor

Publicar comentário

Você não pode copiar conteúdo desta página