A nova Plataforma de Pesca de Arambaré vai, enfim, sair do papel. A estrutura será totalmente reconstruída no mesmo local onde se tornou um dos cartões-postais do município, no bairro Caramuru/Cibislândia.
O antigo trapiche, destruído pela enchente histórica de 2024, dará lugar a uma estrutura inteiramente nova, mais segura e preparada para resistir a eventos climáticos extremos.
Conforme apurado pela reportagem do Sul360, o projeto prevê uma plataforma feita com madeira tratada de alta durabilidade. O material é específico para uso em áreas litorâneas, garantindo maior resistência ao tempo e à condição da Lagoa dos Patos.
A nova estrutura também será um pouco mais alta que a anterior, justamente para evitar que mudanças bruscas no nível da água, ou uma enchente semelhante à registrada no ano passado, voltem a causar destruição.
O investimento para a obra gira em torno de R$ 1 milhão, recurso destinado pela Secretaria do Turismo do Rio Grande do Sul.
A verba é específica para reconstrução do tradicional ponto de encontro de pescadores, visitantes e moradores.
Projeto avançando
O projeto técnico é assinado pelo engenheiro camaquense João Paulo Schmegel.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o prefeito de Arambaré, Iago Kiellermann, destacou a importância da obra e agradeceu o apoio do secretário estadual do Turismo, Ronaldo Santini, do secretário da Casa Civil, Artur Lemos, da chefe de gabinete Cátia Belmonte e do governador Eduardo Leite, que viabilizaram o recurso.
Com o projeto já aprovado, a prefeitura deve iniciar em breve a fase licitatória para definir a empresa responsável pela construção.
Ainda conforme o que foi apurado pela reportagem do Sul360, a nova estrutura deve ficar pronta entre o inverno e a primavera de 2026.
A expectativa é que a nova plataforma devolva não apenas um ponto turístico, mas também um pedaço afetivo da história de Arambaré, marcado na memória de gerações.
📸 Veja as fotos do projeto da nova plataforma:




📲 Participe do grupo no WhatsApp: https://SUL360.whatsapp.com/



