Adesão ao parcelamento do IPVA 2026 em até seis vezes termina nesta semana

Motoristas do Rio Grande do Sul ainda podem aderir ao parcelamento do IPVA 2026 em até seis vezes sem juros até sexta-feira, 30 de janeiro

Adesão ao parcelamento do IPVA 2026 em até seis vezes termina nesta semana

O prazo para adesão ao parcelamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em até seis vezes sem juros é até esta sexta-feira, 30 de janeiro. Para isso, é obrigatório o pagamento da primeira parcela ainda neste mês. Depois dessa data, não será mais possível parcelar, restando apenas a quitação em parcela única.

Além de facilitar o planejamento financeiro, quem inicia o parcelamento em janeiro também aproveita os descontos de antecipação: 3% na primeira parcela, 2% na segunda e 1% na terceira.

E tem mais: para quem possui os descontos máximos dos programas Bom Motorista e Bom Cidadão, a redução total do imposto pode chegar a 22,40% na primeira parcela, 21,60% na segunda e 20,80% na terceira.

Nas demais parcelas, seguem valendo os descontos individuais do Bom Motorista e do Bom Cidadão, conforme o benefício de cada contribuinte.

Quem optar por pagar o IPVA 2026 à vista também tem vantagens. A quitação integral até 30 de janeiro garante 3% de desconto pela antecipação, além dos benefícios do Bom Motorista e do Bom Cidadão.

Com os abatimentos máximos, o desconto total pode chegar a 22,40% no pagamento em cota única.

O IPVA é obrigatório para veículos fabricados a partir de 2007, com exceção dos isentos por lei. Para pagar, basta apresentar o código Renavam e a placa nos bancos credenciados ou gerar o QR Code pelo site ou pelo aplicativo IPVA RS. 

O pagamento pode ser feito via Pix ou nas instituições Banrisul, Bradesco (correntistas), Banco do Brasil (correntistas), Sicredi, Sicoob e lotéricas da Caixa.


Você não pode copiar conteúdo desta página