O prazo para adesão ao parcelamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em até seis vezes sem juros é até esta sexta-feira, 30 de janeiro. Para isso, é obrigatório o pagamento da primeira parcela ainda neste mês. Depois dessa data, não será mais possível parcelar, restando apenas a quitação em parcela única.
Além de facilitar o planejamento financeiro, quem inicia o parcelamento em janeiro também aproveita os descontos de antecipação: 3% na primeira parcela, 2% na segunda e 1% na terceira.
E tem mais: para quem possui os descontos máximos dos programas Bom Motorista e Bom Cidadão, a redução total do imposto pode chegar a 22,40% na primeira parcela, 21,60% na segunda e 20,80% na terceira.
Nas demais parcelas, seguem valendo os descontos individuais do Bom Motorista e do Bom Cidadão, conforme o benefício de cada contribuinte.
Quem optar por pagar o IPVA 2026 à vista também tem vantagens. A quitação integral até 30 de janeiro garante 3% de desconto pela antecipação, além dos benefícios do Bom Motorista e do Bom Cidadão.
Com os abatimentos máximos, o desconto total pode chegar a 22,40% no pagamento em cota única.
O IPVA é obrigatório para veículos fabricados a partir de 2007, com exceção dos isentos por lei. Para pagar, basta apresentar o código Renavam e a placa nos bancos credenciados ou gerar o QR Code pelo site ou pelo aplicativo IPVA RS.
O pagamento pode ser feito via Pix ou nas instituições Banrisul, Bradesco (correntistas), Banco do Brasil (correntistas), Sicredi, Sicoob e lotéricas da Caixa.



