A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou, nesta sexta-feira (30/01), o oitavo boletim do programa Balneabilidade temporada 2025/2026. Para a região, o principal ponto é que o Balneário do Rio Camaquã segue impróprio para banho.
Enquanto isso, todas praias de Arambaré, São Lourenço do Sul e Tapes estão próprias para banho.
Os resultados são referentes às coletas realizadas nos dias 26 e 27 de janeiro de 2026 nos 96 pontos monitorados em praias e balneários do Rio Grande do Sul.
Conforme os resultados do Boletim 8, três locais estão impróprios para banho — cinco a menos do que na semana passada. Confira quais são eles:
Pontos impróprios para banho (Município — Balneário/Praia)
1 – Cristal — Balneário do Rio Camaquã
2 – Osório — Lagoa do Peixoto
3 – Piratini — Balneário Municipal Klérfim Cardoso – Rio Piratini
O Balneabilidade, que determina se um local está próprio ou impróprio para banho, é executado pela Fepam, com o apoio da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep).
O programa monitora 96 pontos de praias e balneários de 45 municípios do Estado do RS.
A divulgação dos resultados acontece sempre às sextas-feiras, no site e nas redes sociais da Fepam, nas placas fixadas em praias e balneários nos locais de divulgação e no webaplicativo do Balneabilidade. Os boletins serão divulgados até 27 de fevereiro.
O projeto é realizado anualmente pela Fepam desde 1979, integrando a Operação Verão Total, desenvolvida pelo governo do Estado do RS.



