Fenômeno da “água verde” pode estar voltando à Lagoa dos Patos em Tapes
Compartilhe esta notícia:
Um fenômeno recorrente a cada ano pode estar voltando a afetar a condição de balneabilidade junto à água doce das praias de Tapes. Na manhã desta quarta-feira, 4 de fevereiro, a orla da praia do Calçadão Municipal de Tapes amanheceu esverdeada.
De acordo com o jornalista Bira Costa, chamou atenção dos banhistas a nova tonalidade das águas, deixando o tradicional verde cristalino ou um marrom, por vezes, pelo verde musgo mais denso.
O fenômeno até o momento não atinge, nesse ponto, toda a praia, estando inicialmente tomando apenas a parte mais rente à margem.
Ainda conforme o jornalista, não há nos canais oficiais do Poder Público Municipal alguma manifestação a respeito, acima de tudo, através dos órgãos ambientais.
Todavia, comumente acontece, há uma tendência que este esverdeamento das águas doces venham a ser resultado, tanto da proliferação de algas (fruto das altas temperaturas), por vezes estimulado também por fatores como os ligados ao despejo de esgoto nos mananciais.
O jornalista ainda destacou que o fenômeno, que no ano passado já assustou banhistas, precisa ser evitado: “O contato com estas substâncias poderá causar mal estar, através de vômitos e náuseas, até mesmo irritações cutâneas, conforme orientações emitidas ainda em 2025 pelos órgãos ambientais“.

📲 Participe do grupo no WhatsApp: https://sul360.whatsapp.com/
Publicar comentário