Home / Incêndio / Corpo de Bombeiros lança campanha para prevenção de incêndios residenciais no inverno

Corpo de Bombeiros lança campanha para prevenção de incêndios residenciais no inverno

Bombeiros atendem ocorrência em loja do Centro de Camaquã

Compartilhe este conteúdo

Com a chegada do inverno e o aumento do uso de equipamentos para aquecimento, o Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) está lançando a Campanha Inverno Seguro para prevenção de incêndios residenciais. A iniciativa alerta para os cuidados necessários nesta época do ano.   

Levantamento realizado pela Assessoria de Operações e Defesa Civil (AODC) aponta aumento de 8,5% nas ocorrências relacionadas ao uso de fontes térmicas entre os 2024 e 2025, passando de 1.196 para 1.298 registros.

Os casos estão associados principalmente ao uso de fogões a lenha, lareiras, aquecedores e cobertores térmicos.  

“Com a queda das temperaturas, é natural que as pessoas utilizem mais equipamentos para aquecimento. Por isso, é fundamental redobrar a atenção para evitar situações que possam resultar em incêndios ou acidentes dentro de casa”, destaca o tenente do CBMRS Rafael Vieira.  

📲 Participe do nosso grupo no WhatsApp

Diante desse cenário, a corporação reforça a importância da adoção de medidas preventivas durante o período de inverno, especialmente no uso de equipamentos destinados ao aquecimento de ambientes.  

Para reduzir os riscos de incêndio, a orientação é para que a população adote alguns cuidados no dia a dia:  

  • evitar aproximar cortinas, roupas, colchões, móveis, papéis e demais materiais inflamáveis de fontes de calor;  
  • evitar deixar os cômodos totalmente fechados, porque a queima consome oxigênio, o que pode causar problemas graves de saúde;  
  • manusear combustíveis apenas em locais seguros;  
  • não utilizar motores e geradores em ambientes fechados;  
  • conferir regularmente as condições de fios, tomadas, extensões, chaminés, dutos e demais componentes utilizados no aquecimento;  
  • não utilizar adaptações elétricas inadequadas, ligações improvisadas ou equipamentos em más condições de uso;  
  • sempre que possível, desligar aparelhos ao sair do ambiente ou antes de dormir;  
  • observar sinais de risco: cheiro de queimado, superaquecimento, fumaça, faíscas ou falhas de funcionamento devem ser tratados com atenção imediata;  
  • utilizar equipamentos conforme as recomendações de instalação, uso e manutenção do fabricante.  
  • evitar o superaquecimento com excesso de lenha ou uso prolongado e nunca deixar o local sem se certificar de que o fogo está extinto.    

O CBMRS reforça que atitudes preventivas e o uso correto dos equipamentos são fundamentais para evitar incêndios e garantir mais segurança às famílias durante o inverno.  

“A prevenção começa com atitudes simples e o uso correto dos equipamentos. Seguir as orientações de segurança é a melhor forma de proteger a residência e preservar vidas durante o inverno”, lembra o tenente Vieira.   

Em emergências, ligue para o Corpo de Bombeiros Militar no 193. 

Autor

  • Elias Bielaski

    Jornalista, web designer, consultor de SEO, analista de marketing.

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página