Dom Feliciano planeja oferecer EJA noturno para ampliar o acesso à alfabetização

Prefeitura de Dom Feliciano está em fase de estudos para a implantação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no turno da noite

Dom Feliciano planeja oferecer EJA noturno para ampliar o acesso à alfabetização

A Prefeitura de Dom Feliciano, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está em fase de estudos para a implantação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no turno da noite. O estudo é feito com base no Programa Brasil Alfabetizado.

A iniciativa tem como objetivo garantir que jovens, adultos e idosos tenham a oportunidade de aprender a ler e escrever, especialmente nas comunidades do interior do município.

De acordo com dados do Censo 2022, 929 pessoas adultas de Dom Feliciano não sabem ler nem escrever.

Diante dessa realidade, o município busca criar alternativas que facilitem o acesso à escola, levando as aulas para comunidades próximas às residências dos alunos, reduzindo deslocamentos e superando dificuldades históricas de acesso à educação.

Saber ler possibilita compreender informações básicas do dia a dia, como receitas medicas, contas, avisos e documentos.

Já saber escrever permite registrar a própria história, comunicar-se com mais segurança, exercer direitos e fortalecer a autoestima.

A Secretaria Municipal de Educação segue em fase de estudos e realizará levantamentos nas comunidades para identificar o interesse dos moradores.

A partir desses dados, serão organizadas as turmas e definidos os locais das aulas, em consonância com as diretrizes do Programa Brasil Alfabetizado.


📲 Participe do grupo no WhatsApp: https://sul360.whatsapp.com/

Você não pode copiar conteúdo desta página