Escola Apito de Ouro denuncia perseguição e ameaça desistir do Carnaval de Tapes

Escola Apito de Ouro denuncia perseguição e ameaça desistir do Carnaval de Tapes

Compartilhe esta notícia:

A escola de samba Apito de Ouro, de Tapes, vive um momento delicado às vésperas do seu retorno ao Carnaval. Após ter um ensaio interrompido pelas autoridades policiais na noite de sexta-feira (30/1), a escola denunciou um possível caso de perseguição.

Isso porque seu ensaio foi interrompido mesmo que o evento estivesse cumprindo o decreto municipal vigente, que permite que as escolas ensaiem até a meia-noite.

Em nota pública, a agremiação afirmou que “cultura popular não é caso de polícia” e denunciou o que chamou de tratamento desigual.

Segundo a escola, outros ensaios seguem sem interrupções até mais tarde.

A presidente Helenai Ramos Duarte afirmou que o desfile da escola em 2026 pode não acontecer. A decisão será discutida em assembleia, como forma de protesto.

Fundada em 1969, a Apito de Ouro carrega uma trajetória marcada por resistência, títulos e pela defesa da cultura negra em Tapes, e agora cobra apenas igualdade para seguir existindo no carnaval.

A azul, vermelho, amarelo e branco é a maior vencedora do carnaval tapense, tendo conquistado o tetracampeonato consecutivo entre 2008 e 2011. A escola tornou-se “hors-concours” (fora de concurso) na cidade.

A Apito desfilou por quatro carnavais no Complexo Cultural do Porto Seco em Porto Alegre, pelo antigo Grupo de Acesso (atual Grupo Bronze).

A Apito chegou a conquistar um prêmio Estandarte de Ouro no carnaval da capital.


📲 Participe do grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/

✍️: Bira Costa | Jornalista

📷: Helenai Ramos Duarte | Acervo pessoal

Autor

  • 9ad51cf3f4366feb75a6e115650f0e91d2c76a6dc06483f346adccada462eac7?s=80&d=mm&r=g Escola Apito de Ouro denuncia perseguição e ameaça desistir do Carnaval de Tapes

    Jornalista, web designer, consultor de SEO, analista de marketing.

Publicar comentário

Você não pode copiar conteúdo desta página