O caminhoneiro de 25 anos, apontado como responsável pelo grave acidente que matou 11 pessoas deverá responder por homicídio culposo. O motorista dirigia o caminhão que invadiu a pista contrária e colidiu frontalmente contra um ônibus da empresa Santa Silvana.
O ônibus intermunicipal trafegava pela BR-116, entre Pelotas e Turuçu, levando 27 pessoas. Onze delas morreram.
Como é possível ver no vídeo divulgado pela Ecovias Sul (veja abaixo), o motorista do caminhão desviou de uma fila de veículos e colidiu contra o ônibus.
Conforme a Polícia Civil, os dados extraídos do tacógrafo do caminhão indicam que o veículo estava entre 90 e 100km/h no momento do acidente. O limite de velocidade para o trecho da via era de 40km/h.
Ainda segundo a Polícia Civil, crimes culposos ocorrem por imprudência, negligência ou imperícia, ou seja, quando o autor não deseja o resultado, mas o provoca por descuido, falta de habilidade ou precipitação.
Neste caso, se aplica a negligência ao limite de velocidade permitido no trecho.
O delegado César Nogueira, responsável pela investigação, afirmou que o motorista foi ouvido na madrugada deste sábado (3) e que “está muito abalado”.
Ele sofreu ferimentos leves e fez o teste do etilômetro, que não apontou consumo de álcool. O nome dele não foi divulgado pelas autoridades.
“A princípio, será responsabilizado por homicídio culposo, é o que acreditamos, mas precisamos de todos os elementos para delimitar eventual culpa e entender se haverá responsabilização criminal”, explicou Nogueira.
Polícia aguarda laudos
O delegado reforça que somente após a análise completa dos laudos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Instituto-Geral de Perícias (IGP) será possível determinar com precisão como ocorreu a colisão.
Apesar de já ter assistido ao vídeo que registra o momento da batida, ele afirma que a reconstrução técnica é fundamental para concluir o inquérito.
Como o acidente aconteceu?
O ônibus da empresa Santa Silvana saiu da rodoviária de Pelotas às 10h30 com destino a São Lourenço do Sul.
O acidente ocorreu por volta das 11h20, no km 491 da BR-116.
Segundo a concessionária Ecovias Sul, o caminhão foi surpreendido por um congestionamento na pista e, ao tentar desviar, ingressou na contramão, colidindo frontalmente com o ônibus.
Todas as 11 vítimas fatais estavam no coletivo. Outras pessoas ficaram feridas, incluindo o motorista do caminhão.
Caminhoneiro responde em liberdade
O inquérito deve ser concluído em até 30 dias.
O motorista responde pelos homicídios em liberdade enquanto a investigação segue em andamento.
📲 Participe do grupo no WhatsApp: https://sul360.whatsapp.com/grupo



