Vereador de Camaquã emite nota de repúdio após criação de “deepfake” com seu rosto

Vereador Profº Claiton Silva emitiu nota de repúdio após circulação de vídeo criado pela técnica de "deepfake" com seu rosto

Vereador de Camaquã emite nota de repúdio após criação de "deepfake" com seu rosto

O vereador Profº Claiton Silva (PDT), de Camaquã, emitiu uma nota de repúdio após a divulgação de um vídeo criado por inteligência artificial com seu rosto.

O vídeo, que mostra uma cena de sexo explícito, utiliza o rosto do vereador para um prática já conhecida na internet: a criação de um “deepfake”, um vídeo que utiliza uma cena e inclui um rosto, escolhido por quem cria o conteúdo.

Em geral, a técnica é bastante utilizada para criação de conteúdos humorísticos. No entanto, como é possível notar neste caso, também pode ser utilizada para difamar ou atribuir a alguém um ato obceno.

Confira a nota emitida pelo vereador:

“Nas últimas horas, venho recebendo inúmeras mensagens a respeito da circulação de um vídeo criminoso, produzido por uma ou mais pessoas, no qual minha imagem foi utilizada de forma fraudulenta em conteúdos adultos de extremo mau gosto.

Esclareço que se trata de uma montagem falsa, criada por meio de Inteligência Artificial (IA DEEPFAKE), com o claro objetivo de constranger, difamar e manchar minha imagem pessoal e profissional. Tal prática configura crime, além de representar uma grave violação à minha honra e dignidade.

Informo que as autoridades competentes já foram acionadas e que todas as medidas legais cabíveis estão sendo tomadas, tanto na esfera cível quanto criminal. Ressalto ainda que não apenas os autores, mas também qualquer pessoa que tenha compartilhado, divulgado ou contribuído de qualquer forma para a propagação desse material será devidamente responsabilizada na forma da lei.

Reafirmo meu total repúdio a esse tipo de conduta e reforço a importância do uso responsável da tecnologia, bem como do combate rigoroso à desinformação, à difamação e aos crimes digitais.

Peço que não compartilhem esse conteúdo e que denúncias sejam feitas nos canais adequados”


📲 Participe do grupo no WhatsApp: https://sul360.whatsapp.com/

Você não pode copiar conteúdo desta página