Audiência pública discutirá novo modelo de pedágios do Polo Rodoviário de Pelotas

O futuro do sistema de pedágios no Polo Rodoviário de Pelotas será debatido em uma audiência pública marcada para o dia 3 de dezembro

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O futuro do sistema de pedágios no Polo Rodoviário de Pelotas será debatido em uma audiência pública marcada para o dia 3 de dezembro, às 10h30, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

A iniciativa integra as atividades da Frente Parlamentar em Defesa de um Novo Modelo de Pedágio, que conduz o estudo técnico e político sobre o tema.

A audiência ocorre em formato híbrido para ampliar a participação de moradores, lideranças regionais e setores produtivos da Zona Sul. O objetivo é reunir contribuições que ajudem a construir uma proposta mais justa, transparente e alinhada às necessidades da região.

A Frente Parlamentar destaca que este é um momento decisivo do processo, já que o relatório final será elaborado a partir das manifestações apresentadas durante o encontro.

O debate sobre o modelo de pedagiamento ganhou força nos últimos meses, principalmente devido ao impacto direto nas rotas que conectam municípios da Costa Doce, Sul e Campanha.

As decisões podem influenciar no transporte diário de trabalhadores, no deslocamento de estudantes, no turismo regional e no escoamento da produção agrícola e industrial.

Autoridades envolvidas no tema reforçam que a participação pública é fundamental para assegurar que eventuais mudanças considerem a realidade local.

A intenção é evitar distorções de tarifas, assegurar previsibilidade aos usuários e equilibrar o financiamento da manutenção das rodovias com a capacidade econômica da população e das empresas da região.

A audiência será aberta ao público e poderá ser acompanhada presencialmente no Plenarinho, no terceiro andar da Assembleia Legislativa, ou de forma virtual.

A transmissão busca garantir que moradores de toda a região Sul possam participar ativamente da discussão, contribuindo para a formatação de um novo modelo de pedágio mais adequado ao cotidiano e ao desenvolvimento regional.

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