A situação crítica da ERS-350, marcada por buracos, ausência de sinalização e vegetação alta invadindo a pista, trazendo risco de graves acidentes para motoristas, ciclistas e pedestres, motivou a reunião que será promovida pelo deputado Marcus Vinícius, presidente da Frente Parlamentar da Metade Sul.
A reunião contará também com o chefe da Casa Civil, Artur Lemos, e o diretor-geral do DAER, Luciano Faustino, no Palácio Piratini.
Há pelo menos um ano e meio não há uma intervenção mais rigorosa de conservação do trecho, segundo as lideranças municipais. A falta de roçadas, podas e recuperação do asfalto transformou a via em uma preocupação diária para moradores, trabalhadores rurais e transportadores.
O encontro reunirá os prefeitos, Iago Kielermann, de Arambaré, Abner Dillmann, de Camaquã, Márcio Konflanz, de Chuvisca, Tiago Szortyka, de Dom Feliciano, além de vereadores dos quatro municípios.
A cobrança por providências é reforçada pelo aumento do fluxo de veículos em dois períodos decisivos:
- entre Dom Feliciano e Camaquã, o escoamento da colheita do tabaco elevou de forma significativa o tráfego de caminhões;
- entre Camaquã e Arambaré, o início da temporada de veraneio ampliará a movimentação em direção a Lagoa dos Patos, exigindo intervenção urgente na estrada.
A reunião busca que o Governo do Estado apresente um cronograma conclusivo para a execução dos serviços, diante de uma via que se encontra em condições precárias e oferece.
“A ERS-350 virou símbolo de uma medo. Estamos levando ao Piratini o apelo de toda a região — de Arambaré, Camaquã, Chuvisca e Dom Feliciano — que depende dessa estrada para trabalhar, produzir e circular com segurança. Queremos respostas, prazos e ação imediata”, declarou o deputado Marcus Vinícius.


