Compartilhe este conteúdo
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) confirmou nesta quinta-feira (25) a morte de dois brasileiros, um homem e uma mulher, em decorrência dos terremotos que atingiram a Venezuela na noite de quarta-feira (24). O governo brasileiro informou que presta assistência consular às famílias das vítimas.
Em nota publicada nas redes sociais, o Itamaraty manifestou pesar pelas mortes e afirmou que acompanha a situação no país vizinho, que foi atingido por dois fortes tremores de terra que vitimou mais de 200 pessoas.
Tremores atingiram região próxima à capital
De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o primeiro terremoto registrou magnitude 7,2 na escala Richter e ocorreu em uma área localizada a cerca de 160 quilômetros a oeste de Caracas. Menos de um minuto depois, um segundo tremor, de magnitude 7,5, atingiu a mesma região.
O abalo de 7,5 foi o mais intenso registrado na Venezuela desde 1900. O país está situado na divisa entre as placas tectônicas do Caribe e da América do Sul, uma área de elevada atividade sísmica. As autoridades venezuelanas ainda avaliam a extensão dos danos, e há temor de que o número de vítimas seja elevado.
📲 Participe do nosso grupo no WhatsApp
Brasil prepara missão humanitária
Antes mesmo da confirmação das mortes dos brasileiros, a Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou o envio de uma aeronave KC-390 Millennium para uma missão humanitária à Venezuela. A decolagem estava prevista para a manhã desta quinta-feira.
Na quarta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou que conversou por telefone com a presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, colocando o Brasil à disposição para prestar auxílio.
Segundo Lula, o governo federal mobilizou diferentes ministérios para organizar o envio de ajuda humanitária, incluindo água potável, alimentos, medicamentos, equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil.
A operação busca reforçar o atendimento às vítimas e colaborar com os esforços de resposta ao desastre provocado pelos terremotos.








